O quente do inverno #1

LEIA ESSE POST

animal GIVENCHY2

Lançamento Outono Mirele Maria

LEIA ESSE POST

IMGL3248

Dracce Chic!

LEIA ESSE POST

IMGL8438

Purpurina’s Day! #Carnaval

LEIA ESSE POST

IMGL2277
10 de janeiro de 2014
Para pensar no fim de semana…
postado por Laura em Cultura

Sabe aquele filme enigmático, cheio de questões filosóficas, que mesmo sem um final concreto mexe com a gente? Pois então, minha dica para o fim de semana é essa: filmes que nos fazem pensar.

Entre alguns assim que assisti, selecionei obras que levam a questionamentos e discussões (boas, claro). Tirei minhas próprias conclusões de cada, e discutindo e pesquisando, vi que muitos pensam igual a mim, mas que há também diversas linhas de pensamento.

Confiram as dicas:

CLUBE DA LUTA, original Fight Club (1999)

Clube_da_Luta

Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, mora confortavelmente, mas ele está insatisfeito com sua vida medíocre. Tem crise de insônia, e encontra uma cura inusitada em grupos de auto-ajuda, onde conhece Marla (Helena Bonham Carter). Sua vida vira de cabeça para baixo quando conhece o estranho Tyler (Brad Pitt), que o apresenta a um grupo secreto que se encontra para extravasar angústias e tensões através da luta. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas.

Brilhante! Mexe com ousadia na ferida da sociedade moderna, critica padrões estabelecidos e futilidade, de forma inusitada e intensa. Com muita pancadaria, história bacana, frases de efeito e um elenco incrível, o filme conquistou uma legião de fãs que compreendem o real significado de toda violência.

PSICOPATA AMERICANO, American Psycho (2000)

Pscicopata_Americano

Patrick Bateman (Christian Bale) é jovem, bonito e semelhante aos seus colegas de Wall Street. Protegido pela conformidade, privilégio e riqueza, é também um serial killer, que vaga livremente e sem receios em busca de vítimas. Seus impulsos assassinos são abastecidos por materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. A sede de sangue surge intensamente após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu.

Também faz uma crítica a “vida perfeita”, carreira de sucesso, o famoso “American Way of Life” (estilo de vida americano). O protagonista vivendo isso, tem a pior reação possível, sendo insano e cruel, com muita sede de sangue. Filme complexo, louco, sarcástico, agoniante e super interessante!

DONNIE DARKO, original Donnie Darko (2001)

Donnie_Darko

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial e despreza a maioria de seus colegas. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver. Um dia uma de suas visões lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

Longe de ser blockbuster, o filme se tornou um clássico do cinema cult, uma ficção científica que aborda questões de comportamento, sociedade e cotidiano. Com anti-herói problemático e confuso, que nos surpreende. Olha, eu sou apaixonada por Clube da Luta, dos três foi o que assisti primeiro, mas esse me intrigou mais.

Escrevendo essas sugestões, lembrei de um recente, A Origem, ficção bacaninha e cheia de mistérios. Outro filme malucão que super indico é Quero Ser John Malkovich, esse fala de ambição, desejo, ganância, de forma bem surreal! E para acabar (juro!), sugiro também Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, doido e lindo.

dica_filme

Agora é assistir, refletir e colocar a cabeça para pensar. As interpretações são variadas, o bacana é buscar uma que se encaixe. Para isso basta entrar no clima da obra e assistir com olhar questionador.

Beijos e bom fim de semana!



Deixe seu comentário!

Nome obrigatório

Website